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Guião de Entrevista de Admissão ao IFP (Perguntas e Respostas)

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Guião da Entrevista de Admissão ao Instituto de Formação de Professores

A entrevista de admissão é uma etapa crucial no caminho para a formação docente, onde a instituição avalia as suas habilidades, conhecimentos e comprometimento com a educação.

A entrevista de Admissão a Formação de Professores em Moçambique é estruturada em cinco partes fundamentais, cada uma delas desenhada para avaliar aspectos específicos que moldarão não apenas os educadores, mas os agentes transformadores da sociedade. A abordagem segmentada permite uma análise abrangente, garantindo que os futuros professores possuam as habilidades e valores necessários para enfrentar os desafios do ambiente educacional contemporâneo.

Guião de Entrevista de Admissão ao IFP

Estrutura da Entrevista

A entrevista será dividida em cinco partes distintas, cada uma focando em aspectos específicos que consideramos fundamentais para a formação de professores excepcionais.

Parte I: Apresentação do Candidato:

Nesta etapa inicial da entrevista, o candidato terá a oportunidade de se apresentar, fornecendo informações cruciais sobre suas motivações para ingressar na carreira educacional, experiências relevantes e os valores que orientam sua busca pela formação docente.

O entrevistador dedicará atenção especial à avaliação psicofísica do candidato, visando garantir que ele possua as condições necessárias para exercer a docência de forma eficaz. Esta análise abrange:

1. Aspectos Psíquicos:

  • Estado Emocional: Nesta Fazer é verificada como o candidato lida com suas emoções e se Está emocionalmente preparado para enfrentar os desafios da docência.
  • Consumo de Estupefacientes: Verifica-se se há sinais de consumo de substâncias que possam afectar seu desempenho profissional.
  • Interesse pela Profissão: Verifica-se se o candidato demonstra entusiasmo e interesse genuíno pela profissão de educador.

2. Aspectos Físicos:

  • Condição Física Geral: Verifica-se o estado físico do candidato e se Apresenta boa saúde e vitalidade.
  • Mobilidade: Verifica-se se Possui boa mobilidade física, fundamental para a dinâmica de uma sala de aula.
  • Problemas de Audição ou Visão: Verifica-se se Existem problemas perceptíveis de audição ou visão que possam impactar suas actividades como professor.

3. Retracto Visual:

Outro ponto a ser observado nesta parte da entrevista é o retracto visual do candidato. Elementos a serem considerados incluem:

  • Apresentação Pessoal: Como o candidato se apresenta visualmente e Se sua indumentária é apropriada para a ocasião.
  • Cuidados Pessoais: Demonstra atenção aos detalhes em relação a cuidados pessoais, como cabelo, barba, unhas e higiene bucal.

Esta avaliação compreensiva visa garantir não apenas a competência académica do candidato, mas também sua aptidão emocional e física para a nobre profissão de educador. Dessa forma, buscamos identificar indivíduos que não apenas possuam conhecimento, mas que também estejam preparados para inspirar e moldar as mentes futuras de maneira positiva.

Parte II: Conduta e Educação Patriótica:

Na segunda fase da entrevista, concentramo-nos na compreensão do candidato sobre a importância da conduta ética e cívica na educação. Como futuro educador, a capacidade de promover valores patrióticos e contribuir para a construção de uma sociedade responsável é fundamental e será minuciosamente analisada.

Questões Comuns nesta Fase:

1. Interpretação das Cores da Bandeira Nacional:

O candidato será questionado sobre o significado das cores presentes na Bandeira Nacional, buscando avaliar seu conhecimento e compreensão simbólica.

Resposta:

O significado das cores, segundo a constituição da República de Moçambique, é o seguinte:

  • Vermelha: a luta de resistência ao colonialismo, a Luta Armada de Libertação Nacional e a defesa da soberania;
  • Preta: O Continente Africano;
  • Verde-Azulado: a Riqueza do Solo;
  • Amarela-Dourada: a Riqueza do Subsolo; e
  • Branca: A Paz.

2. Elementos do Emblema da República:

Será solicitado ao candidato que identifique e explique os elementos constituintes do Emblema da República, avaliando sua familiaridade com os símbolos nacionais.

Resposta:

O significado destes símbolos, segundo a Constituição da República de Moçambique, é o seguinte:[1]

  • O Livro: A Educação;
  • A Arma: A Luta de resistência ao colonialismo, a Luta Armada de Libertação Nacional e a defesa da soberania;
  • A Enxada: O campesinato;
  • O Sol Nascente: A nova vida em construção;
  • A Roda Dentada: A indústria e o operariado;
  • Espiga de Milho e Cana-de-Açúcar: A riqueza agrícola de Moçambique; e
  • A Estrela: Representa a solidariedade entre os povos.

3. Símbolos da República de Moçambique:

O conhecimento acerca dos diversos símbolos nacionais de Moçambique será abordado, visando identificar a conscientização do candidato sobre a herança cultural e histórica do país.

Resposta: Os Símbolos da República de Moçambique são: Bandeira Nacional, Brasão de Armas, Hino Nacional e Emblema Nacional.

4. Entoar o Hino Nacional:

Como parte integrante do compromisso patriótico, o candidato será solicitado a entoar correctamente Uma das Estrofes do Hino Nacional. Além da precisão vocal, a avaliação incluirá a observação do ritmo e compasso musical, evidenciando a habilidade de incorporar elementos culturais na prática educacional.

Esta fase visa assegurar que os futuros educadores não apenas compreendam a relevância da ética e cidadania, mas também possuam um compromisso activo em cultivar esses valores nas gerações futuras. Através dessas questões, buscamos identificar candidatos que não só possuam conhecimento técnico, mas que também incorporem os princípios fundamentais necessários para promover uma sociedade justa e responsável.

Parte III: Entrevista da Língua Portuguesa:

Na terceira fase da entrevista, o candidato será avaliado em diversas habilidades linguísticas, incluindo leitura, análise morfológica, interpretação e conhecimento gramatical, etc.

Abaixo estão as instruções detalhadas para cada etapa desta fase:

Leitura Expressiva:

  • O candidato receberá um texto para leitura. A leitura deve respeitar os sinais de pontuação, e a leitura deve ser expressiva para demonstrar compreensão do conteúdo.

Reconto do Texto Lido:

  • Após a leitura, o candidato deve fazer um reconto do texto. Esse exercício avaliará a capacidade do candidato de compreender e comunicar as informações presentes no texto de maneira coerente.

Análise Morfológica:

  • O candidato analisará morfologicamente as palavras de uma frase específica do texto lido. Será avaliada a capacidade de identificar e descrever as características morfológicas das palavras, como prefixos, sufixos e radicais.

Número de Parágrafos:

  • O candidato deverá identificar o número de parágrafos que constituem o texto lido. Essa é uma habilidade básica de compreensão textual.

Registro das Palavras no Quadro:

  • Ao registrar as palavras do texto em um quadro, o candidato deve utilizar letra cursiva, começar a frase com letra maiúscula e respeitar a pontuação. Essa actividade avaliará a atenção aos detalhes e a habilidade de transcrever correctamente.

Classificação de Orações em uma Frase Complexa:

  • O candidato deverá identificar e classificar as orações presentes em uma frase complexa do texto. Essa tarefa avaliará o entendimento da estrutura gramatical das frases.

Retirada de Verbos do Texto:

  • Será solicitado ao candidato que identifique e retire do texto vários tipos diferentes de verbos. Isso avaliará o conhecimento do candidato em relação às classes gramaticais.

Resumo ou Interpretação do Texto:

  • O candidato será desafiado a resumir ou interpretar o texto lido. A opção entre resumo ou interpretação será feita pelos entrevistadores.

Divisão Silábica:

  • O candidato realizará a divisão silábica de algumas palavras indicadas, como “Minha”, “Animais”, “Sossegado”, “Aguentar”, e “Carro”. Os entrevistadores podem propor outras palavras para verificar se o candidato respeita a translineação.

Derivação por Prefixação e Sufixação Versus Derivação Parassintética:

  • O candidato será solicitado a fornecer exemplos de palavras que passaram por derivação por prefixação e sufixação, comparando com derivação parassintética. Exemplos como “infelizmente” versus “entardecer” serão discutidos, permitindo consideração de outros exemplos, desde que correctos.

Esta fase abrange habilidades essenciais de leitura, compreensão textual e conhecimento gramatical, oferecendo uma visão abrangente das competências linguísticas do candidato.

Parte IV: Entrevista de Matemática:

A entrevista de Matemática é uma etapa crucial no processo de admissão ao Instituto de Formação de Professores em Moçambique. Além de avaliar a competência do candidato em conceitos matemáticos, essa fase busca identificar a habilidade do futuro educador em transmitir esses conhecimentos de maneira clara e envolvente. Abaixo, apresentamos alguns exemplos de perguntas frequentes e suas respostas para ajudar na preparação:

Exemplos de Perguntas:

D1. Faça a leitura e escrita dos números constantes no quadro:

Resposta:

  • 756243624217: Setecentos e cinquenta e seis bilhões, duzentos e quarenta e três milhões, seiscentos e vinte e quatro mil, duzentos e dezessete.
  • 400168475132: Quatrocentos bilhões, cento e sessenta e oito milhões, quatrocentos e setenta e cinco mil, cento e trinta e dois.
  • 2052139564512: Dois trilhões, cinquenta e um bilhões, trezentos e noventa e cinco milhões, seiscentos e quarenta e cinco mil e doze.
  • 5714918527137: Cinco trilhões, setecentos e quatorze bilhões, novecentos e dezoito milhões, quinhentos e vinte e sete mil, cento e trinta e sete.

D2. Compare os seguintes números naturais usando os sinais <; > ou =: a) 6752 _ 47203: 6752 < 47203 b) 904521 __ 10989: 904521 > 10989 c) 678 __ 310: 678 > 310 d) 1130 __ 1130: 1130 = 1130

D3. Qual é o elemento neutro da multiplicação?

  • Resposta: O elemento neutro da multiplicação é o número 1.

D4. Qual é o elemento absorvente da multiplicação?

  • Resposta: O elemento absorvente da multiplicação é o número 0.

D6. Ordene os números por ordem decrescente:

  • 95423; 11798; 5742; 4671; 3264

D7. Escreva os números que se seguem em numeração romana:

  • 100: C; 250: CCL; 600: DC; 1964: MCMLXIV; 1000: M.

D8. Converta em numeração árabe os seguintes números:

  • CCCX: 310; D: 500; DCCXX: 720; LXXX: 80; XC: 90; CM: 900.

D9. Complete os espaços e enumere as propriedades aplicadas, utilizando as letras C- comutativa, A- associativa e N- elemento neutro:

  • 25 + (37 + 42) = 25 + 37 + 42; (C) comutativa, (A) associativa, (N) elemento neutro.

D10. Escreva na forma de produto:

a) 5 + 5 + 5 = 3 * 5

b) 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 = 6 * 8

D11. Resolva na forma vertical:

a) 243 x 25: 243 x 25 ______ 1215 (243 * 5) 4860 (243 * 20) ______ 6075

b) 1684 x 354: (Resolução similar ao exemplo a)

D12. Assinale com X as divisões exatas:

  • ☑ 16384:64 ☐ 03552:15 ☑ 294357:28 ☐ 063345:79

D13. Complete os quadrados para obter igualdades verdadeiras:

a) 24 : 0 = 4

b) 725 : 0 = 29

c) 42 x 0 = 504

d) 24 x 0 = 12204

Esses exemplos fornecem uma visão abrangente das habilidades matemáticas avaliadas durante a entrevista. Preparar-se para esses tipos de questões contribuirá significativamente para o sucesso no processo de admissão.

Parte V: Entrevista de Cultura Geral:

Na última fase da entrevista, os candidatos enfrentarão duas (2) Perguntas Aleatórias que abrangem uma variedade de tópicos. Este segmento tem como objectivo avaliar a amplitude do conhecimento do candidato em questões relacionadas à ciência, actualidades, saúde e outros temas relevantes.

Abaixo estão Exemplos de Perguntas Frequentemente feitas nesta Etapa:

1. Como a exploração do gás e petróleo em Cabo Delgado pode impactar economicamente a região?

2. Por que as autoridades protegem os leões, considerando o papel deles na cadeia alimentar e a manutenção da espécie?

3. O que representa o grande empreendimento inaugurado em 2018 relacionado à ponte Maputo – Catembe e vice-versa, para a região sul do país?

4. Qual é o nome do Presidente da Republica?

5. Qual é o nome do Ministro da Educação?

6. Porque Você quer Ser Professor?

7. Que medidas devem ser tomadas para a conservação dos solos?

8. Quais são os órgãos de sentido?

9. Que sintomas apresenta um indivíduo com tuberculose?

10. Quais são os concorrentes das últimas eleições Autárquicas ou Presidenciais?

11. Quais são os efeitos negativos do consumo excessivo do álcool?

12. A FRELIMO, resultou da fusão de três movimentos nacionalistas. Mencione-os.

13. Qual foi o primeiro país africano a tornar-se independente?

14. Em que dia realizaram-se as últimas eleições presidenciais, provinciais e legislativas em
Moçambique?

As perguntas elaboradas para cada fase da entrevista, desde a apresentação pessoal até a avaliação de conhecimentos em Língua Portuguesa, matemática e cultura geral, oferecem um panorama abrangente das habilidades e conhecimentos necessários para aspirantes a professores no Instituto de Formação de Professores em Moçambique. Ao abordar uma variedade de tópicos, desde a motivação pessoal para se tornar um educador até a compreensão profunda de questões sociais e científicas, a entrevista procura identificar candidatos que não apenas possuam competência académica, mas que também demonstrem habilidades interpessoais, compromisso cívico e consciência cultural.

A preparação extensiva nessas áreas não apenas equipa os candidatos para responder de maneira informada às perguntas específicas de cada fase, mas também os capacita a destacar suas qualidades multifacetadas. A capacidade de transitar com confiança por diferentes domínios de conhecimento, demonstrada ao longo da entrevista, reflecte a busca do Instituto por futuros educadores que sejam capazes de proporcionar uma experiência educacional rica e holística para os alunos, incorporando uma abordagem interdisciplinar e uma compreensão profunda das questões sociais contemporâneas.

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26 COMENTÁRIOS

  1. Saudações cordiais. Faculte me a dizer que imenso obrigado por tudo, foi cedido, achei bastante interessante nisso, estou me preparando para entrevista de modo á não ter algumas dificuldades á enfrentar. E desejo boa sorte para as colegas.

    Bem haja

  2. Bom dia,agradeço muito pela preparação.
    Essa informação foi muito importante para estimular a minha mente a preparar-me para a entrevista,espero conseguir passar na entrevista e que seja feita a vontade do Senhor.

  3. Boa noite.
    Obrigado pelas dicas.
    Já estou me preparando para não ter muitas problemas ao responder.
    Agradecia muito se eu conseguisse entrar e me formar,eu amo ser professor.

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